sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ICQ - E a saudade fica!

1- Eu procuro você: ICQ, lido em inglês, seria "I seek you" (eu procuro você). Uma brincadeira de palavras em um programa com a característica genial e que até hoje não existe no MSN era a possibilidade de você procurar usuários por nome, idade, sexo, cidade, etc.

Conheci várias pessoas legais procurando por gente com gostos em comum, na maioria, gente gringa mesmo, e até alguns amigos daquela época, fui conehcer até mesmo ANO PASSADO. Isso era lá em 1995/1996 se não me engano. Para quem não era nascido na época, ou não tinha computador, é interessante dizer que não existia sequer a noção de redes sociais, então, Orkut e suas comunidades, nem pensar. A busca por contatos do Icq era o mais eficiente pra achar pessoas que curtiam as mesmas coisas que você, e foi assim que conheci mutia gente que eu não sabia que fariam muita diferença em meu futuro.

2 - Feliz aniversário - No ICQ você podia preencher no perfil todos os seus gostos, sua cidade, meios de contato e dados básicos, como nome e aniversário, antecipando os perfis das redes sociais. Dois dias antes dos aniversários dos seus contatos, assim que você se logava no ICQ, o ícone virava um bolo de aniversário piscante para te lembrar que seu amigo ficaria mais velho em breve, e ainda dava sugestões de sites de cartões virtuais pra você mandar uma mensagem, caso quisesse. Isso lá pra trás, pra 1996, antes de o Orkut resolver implementar isso. E o MSN? Até hoje, NADA!

3 - Modo tempo real: algumas versões do Icq tinha o modo "chat em tempo real". Tudo que você e seu contato escrevessem aparecia na hora na tela um do outro. Era divertido ver as pessoas escrevendo merda e apagando, ou se arrependendo de algo e voltando atrás. Duro era ver aquelas letras piscando, que achegavam a dar uma certa dor nos olhos se ficássemos prestando atenção! Tirei muitas screenshots na época para rir depois. É uma pena que eu não tenha guardado mutia coisa daquele tempo. X.x

4 - Mensagem Offline - Era recurso padrão desde os primórdios do ICQ poder mandar mensagens para contatos offline. Quando a pessoa entrasse, ela receberia a mensagem automaticamente. Isso só foi aparecer no Msn nos últimos 2 anos, bem recentemente. E mesmo assim é todo cheio de erros. As mensagens ficam voltando toda hora. O modo offline do MSN é tão problemático que agora todo mundo tem a mania de ficar em "ocupado", já o que o off não presta. EU mesmo, fico offline quando só vou entrar para ver se alguém específico tá online, ou pra ninguém vir me aborrecer, geralmente em horas em que estou trabalhando.

5 - Lista invisível - O ICQ tinha o modo invisível, coisa que MSN não tem até hoje, no máximo aquela tentativa de "Modo Offline" que dá muitos problemas, e tal. O modo invisível era muito melhor que o modo offline do MSN, com certeza. No modo invisível, você criava uma lista de pessoas que poderiam te ver. Assim, você se conectava e o ícone virava a flor com um olho no meio. Você ficaria como online para todas as pessoas da lista que selecionou e apareceria offline para as demais. Simples assim.

6 - Atualize se precisar - Se você estivesse satisfeito com sua versão do ICQ e não visse motivo pra trocar, poderia ficar com ela por um bom tempo. Diferente do MSN que te obriga a atualizar constantemente para versões cada vez maiores e mais pesadas e mais cheias de defeitos. Eu gostava do ICQ95b, mas, todo mundo mudou rapidamente pro 98a, 98b 99a, 99b e ICQ2000. o 2000 era pesadinho, mas, com certeza não tinha tanto bug quanto o MSN.

7 - Transferências de arquivo podiam ser continuadas - Se você estiver mandando um arquivo grande para algum amigo e a besta cai por causa da conexão quando já estava em 90%, dá pra continuar dos 90%, exatamente de onde parou, SEM corromper o arquivo, em modo até mais seguro que mIRC. Já o MSN, você tinha de começar tudo do início. No ICQ não, a transferência voltaria de onde parou. PERFEITO!

8 - Os sons tinham muito mais carisma - Desde uma voz estridente ao logar ao "Ah-Au" quando recebida uma mensagem, os sons do ICQ eram muito mais carismáticos que os sem graça do MSN. O "toc-toc" quando algum contato entrava era muito mais divertido que um "tãn" genérico do MSN. O "happy birthday to you" tocado numa guitarra para os lembretes de aniversário e a voz do "Incoming file transfer" não têm equivalentes no MSN. Hoje até dá para programar, mas, QUEM DISSE que isso funciona no MSN?

Por que sumiu no Brasil?

- ficou tão popular na época que começou a ficar investado de spam, gente te mandando mensagem de "aumente seu pênis" de 5 em 5 segundos, e vírus de todos os tipos.

- foi comprado por uma empresa que encheu ele de frescuras e o deixou muito pesado

- sistema de UIN tornou-se pouco prático, se comparado á e-mail.

- não tinha câmera.

Mitos:

As pessoas reclamavam que as mensagens do ICQ demoravam a ser enviadas, enquanto as do MSN eram enviadas na hora. Na verdade o que acontece é que no ICQ a mensagem na sua tela só aparecia como enviada depois de realmente ser entregue ao seu contato. No MSN, assim que você dá Enter, a mensagem aparece como enviada. Mas isso não quer dizer que seu contato tenha recebido. A mensagem ainda fica trafegando pelo servidor por um tempo até ser entregue. Prova disso é quando as mensagens voltam após um tempo. Se ela tivesse sido entregue na hora, não voltaria. Lembro que em uma determinada atualização, o ICQ passou a também colocar a ilusão de a msg sendo enviada instantaneamente para as pessoas pararem de reclamar.

- Porque o MSN venceu o ICQ no Brasil?

- O ICQ foi comprado e começou a ficar muito pesado, enquanto o MSN era leve na época (sim, um dia FOI leve, coisa que nem de longe é mais. Hoje o MSN é mais pesado que uma Free Willy ou uma Jubarte).

- O Windows Messenger vinha no Windows XP, para atualizar para o Msn era um passo.

- Microsoft investiu uma grana preta em marketing. Tinha campanha na MTV e tudo mais.

- Tinha câmera. E onde há câmera há putaria. Putaria move o mundo.

Porque o Msn continua uma merda:

- Modo offline cheio de falhas

-MSN em geral sempre dando problemas. Tem dias que fica todo mundo offline a todo momento, mesmo tentando ficar online e a conexãoe stando ótima. E sempre tem um contato aleatório que fica caindo e voltando o dia inteiro. De cinco em cinco segundos fica pulando a janelinha do infeliz ali, ás vezes travando o mais potente dos computadores.

- MSN te obriga a atualizar por versões cada vez mais pesadas e cheias de inutilidades que só patricinhas iriam querer.

- O MSN vem recheado de abas de anúncios, joguinhos e uma caralhada de coisas que ninguém usa. As pessoas querem apenas conversar e não ficar olhando publicidade da Tam, Avon e sei lá mais quem.

- O peso do MSN atual dá uns 30 ou mais Google Talk. Fazer um instant messenger é tão simples, que o Google e o Facebook conseguem enfiá-los, online, dentro do Gmail, Orkut e Facebook. Enquanto o MSN ainda é arcaico e piora a cada ano, precisando de milhares de Megabytes para rodar o dele.

- Emoticons personalizados são até carismáticos (alguns), mas aqueles winks (ou o que seja), que pulam na sua cara são realmente a inutilidade se fazendo presente e te deixando em constante irritação. São ótimos pra você irritar e travar aquele PC do seu amigo que você quer se vingar.

- não continua os downloads de arquivo até hoje.

- não tem modo invisível até hoje (invisível não é offline, só é parecido e ainda falha direto)

- não deixa você procurar contatos

- é 90% frescuras (emoticons piscantes, winks pulantes, cores brilhantes, fundos mirabolantes) e 10% um bom messenger.

- é da Microsoft e todo mundo sabe que é só plágio e quebras de direitos autorais nesta empresa.

Se eu fosse contar ao estilo do pessoal do MegaBoga-Blog dos Joven Nerds, eu teria começado assim:

Há 13 anos atrás, 4 jovens israelenses descobriram uma mina de ouro. Eles mal sabiam que com sua criação ficariam milionários e inaugurariam uma nova era: a do compartilhamento de mensagens instantâneas pela internet. A revolução começava.

Tá, admito que, eu escreveria deste modo, não nas mesmas palavras, mas, do mesmo estilo, afinal, também sou NERD.

O sucesso foi enorme, ganhando vários prêmios, inclusive o de “O mais baixado da década” pelo site download.com, além de lançar várias funções que se tornaram ferramentas essenciais, muitas delas pioneiras e tantos outros produtos úteis, que se estenderam por toda a internet.

No blog do pessoal do Jovem NERD, eles explicaram que em 1998 o software foi adquirido pela AOL (America On Line), empresa do ramo de internet, por volta de RS 400 milhões de reais e por isso, a empresa atualmente conta com a matriz em Israel e uma filial no Estados Unidos.

Uma coisa engraçada é que eu mantenho uma foto de uma propaganda de um produto que nunca chegoua ser comercializado, e ficou apenas de lembrança as poucas unidades com o pessoal que a iria lançar.

Lembro que a propaganda era algo do tipo "Para falar P2P, use pastas de dentes ICQ"

Sendo que P2P = Person to Person, ou seja, você conhece a pessoa pela net, conversa pelo ICQ, e usa a pasta ICQ PARA ENCONTRAR E NÃO TER MAU HÁLITO! Era uma sacada genial dos israelenses, se não fosse por um detalhe: um mÊs antes do lançamento a pasta que estava sendo feita em parceria com a marca de pastas de dentes, a Mirabilis vendeu o ICQ aos USA.

O programa continua vivo até hoje, com parcerias estratégicas em diversos países como Rússia, Alemanha, Bulgária, China, República Checa e Turquia (além da versão internacional), garantindo inovações tecnológicas e maior fidelidade aos conteúdos regionais. Encontra-se na versão 6.5 e em (muito) breve, com o lançamento do ICQ 7, que promete surpreender a todos!

Durante anos apareceram outros programas para ficarem no lugar do ICQ; alguns deles até ganharam alguma popularidade, mas cá entre nós, nenhum deles possui a magia do “Oh-ow", e com certeza do carisma que tem o ICQ!

Lembro até hoje, meu primeiro UIN 75262648... Aí, toda hora o povo trocava de UIN adoidados (assim como hoje fazem com orkut, e-mail, etc... nignuém fica com o mesmo por anos, só EU preservo). Meu segundo e último UIN foi 98977501 (mais parecido com um celular). Muita coisa me aconteceu na vida, mesmo após a migração ao MSN e Skype, que foram correspondentes áo uso de ICQ, incluindo CONQUISTAS DE EMPREGO, viagens, etc.

Quando trabalhei um tmepo na UZ Games, conheci pessoalmente aslguém que eu achava ser um gringo que tinha em meu ICQ, era o "ViperZ" (nome verdadeiro: Spencer! colecionador de jogos da SEGA), com quem fiz a tradução em conjunto com "Weida" ou 'Vida" da "Vida Translations" aonde traduzimos ANTES DA NINTENDO o jogo Pokemon Silver! E só fui conhecê-lo quase 10 anos depois! huauhahuauh... Dentre outras pessoas que conheço até hoje!

Mas, basicamente, até hoje, o ICQ é o mais usado lá fora, e tem mutia gent epor aqui que nunca o deixou de canto, ainda usam o ICQ, e não usam MSN. São pessoas mais INTELIGENTES que o POVÃO que curte ORKUT. Mas, se for comparar, FACEBOOK é melhor, mas, ORKUT é do povão! Tanto que, só no Brasil atualmente tem 98% dos orkuteiros do MUNDO! Lá fora, o povo usa mais o Facebook, inclusive Canadá, Korea, etc, preferem Facebook! EU uso o orkut pela facilidade apenas em achar coisas em português, e é SÓ!

E pensar que tudo que fazemos hoje,e achamos moderno, já havia sido pensado nos anos 60... Mais precisamente, em meados de 1969 já era para estarmos com o que temos HOJE de uso de computador, cameras, vigilÂncia de pais e filhos, casa sendo automatizada por voz e comandos digitados, compras online, pagamentos de contas, etc.



Mas, vejamos como a vida é, dia 17 de Novembro foi o dia em que nasceu o ICQ, então, dia 17 de Novembro de 2010, comemoraremos os 14 anos do ICQ em alto estilo, e farei inclusive uma filmagem da comemoração, e se possível, um curta-metragem em homenagem ao ICQ!

AGUARDEM!

YATTA!

bye-Q!

ps: Utilizei o site JOVEM NERD como fonte para comentar sobre a data do aniversário do ICQ e sobre a versão 7. Algumas informações foram do blog "Sol Ardente de uma Meia Noite Sombria". Comentários, foto da pasta de dente, dentre outras coisas, ou seja, maior parte, comentados pessoalmente por mim mesmo.

Nenhum comentário:

Play Asia

Porta Curtas - Curta do Mês

De onde as pessoas lêem o blog!

Desenho do Mês

░░░░░░░░░░░░░███▓░░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░██▒▒▒▒██░░░░░░░░░
░░░░░░░░░██▒▒▒▒▒▒▒▒█░░░░░░░░
░░░░░░░██▓▓▓▒▓▒▒▒▒▒█░░░░░░░░
░░░░░░█▓▓▓▓▓▓▒▓▒▒▒▒▒▓░░░░░░░
░░░░░█▓▓▓▓▓▓▓▓▒▓▒▒▒▒█░░░░░░░
░░░░░█▓▓▓▓▓▓▓▒▓▒▓▒▒▒███░░░░░
░░░░░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓░░░░█░░░░
░░░░░░▓▓███▓▓▓▓▓▓░░░░██░░░░░
░░░░░░█▓▓▓▓▓▓▓███▓▓██░░░░░░░
░░░░░░██████████░█▒██░░░░░░░
░░░░░░██████████▒█░█░░░░░░░░
░░░░░░░█████████▒█░░▒░░░░░░░
░░░░░░░▓███████▓▒░░█░░░░░░░░
░░░░░░░░▓████▓▒▒▒▒▒█░░░░░░░░
░░░░░▓████▓▓▓██▓▓█▓░░░░░░░░░
░░░▓█▒▒▒▒▒███▒▒██░░░░░░░░░░░
░░▓▒▓▒▒▒▒▒▒▒██▓█░█▓░░░░░░░░░
░░█▓▒▓▒▓▒▓▒██▓█▒░░░█░░░░░░░░
░█▓▓██▓▒▓▒█▓▓▓█▒░░█░█░░██▓░░
░███░░█▓▓▓█▓▓▓█▒▒█░░░██░░░█░
█░▓▓██████▒▒▒▒█▒█▒░░░█▒░░░█░

Publicidade