quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Antiguidades salvam a minha vida

Quem não entende o que é COLECIONISMO, chama um colecionador de acumulador, diz que é doença, e pouco se importa com os sentimentos da pessoa. É assim que age a minha mãe, falando que eu e meu pai somos doentes.


Mas, afinal, doentes de quê? Se gostar de uma coisa e colecionar ela, é doença, prefiro ser doente até meu último suspiro!

Ter pouco espaço na casa pra guardar muita coisa, até dá pra entender. Não permitir que se utilize de modo racional o espaço, e obrigar a acumular no menor espaço possível, só pra convencer a "se livrar" daquilo que gosta, é muita sacanagem.

Parte da coleção, estou colocando pra venda, se há algo repetido, ou for algo que não e´tão importante pra mim quanto as outras coisas que tenho. Ser minimalista não é comigo. Se gosto de videogames, coleciono videogames, se gosto de filmes, coleciono filmes.

Há muitos filmes que tenho em mídia física (VHs ou DVD) que não encontro na internet, não encontro em Netflix, Hulu, Amazon Prime, etc, e nem mesmo em TORRENT. Não há como conseguir nem de forma legal, nem de forma pirata. E justamente são os que eu mais gosto de ver e rever. É justo ter que jogar fora algo assim? Que tem valor tanto sentimental quanto monetário? Um destes VHS que tenho, por exemplo, já e foi oferecido uma quantia bem alta, e eu não vendi, por ser justamente um dos meus filmes favoritos. Futuramente, TALVEZ eu até venda, se eu passar para DVD e arquivo mp4 de boa qualidade, mas, por agora, não pretendo me desfazer.

Alguns itens da minha infância e adolescência, eu guardo, não só por nostalgia, mas, porque, querendo ou não, produtos mais antigos eram feitos para durar, diferente dos atuais, que são feitos com prazo de validade curto, pra obrigar as pessoas a trocarem logo, e comprarem um novo.


Caixinhas de som mais novas são caras, e duram de 1 a 4 anos, quando muito. Antigamente, caixinhas de som de computador não eram TÃO caras, e a maioria funciona até hoje, como a caixinha TRONI SP120B, que é praticamente uma genérica, veja bem, GENÉRICA (que dura menos, quebra fácil, etc), que era do meu bom e velho Pc 386 com Windows 3.1. E adivinhe só: hoje, em 2019, quase 30 anos após eu ter comprado a caixinha de som, ela ainda funciona, e eu uso como mini amplificador pra guitarra, pra poder tocar de madrugada. Pra minha mãe? É lixo, posso em desfazer. Pra mim? Me salvou, ajudou a criar uma música NESTA MADRUGADA, que já gravei e mandei pro resto da banda editada pra todos treinarem pro próximo ensaio, e em breve podermos gravar em estúdio. Foi o item que, pra minha mãe é "lixo", que me salvou.

Preconceito puro, bem forte, e sem sentido. O lixo de uns é o luxo de outros. Não é à toa que existem campanhas de agasalho para doação de agasalhos. Aquele agasalho velho que você não usa mais, pode ser um casaco novo para alguém que não tem condições de comprar um para se esquentar. Pra quem não tem amplificador mais há anos, uma caixinha de som "lixo", mas, que funciona que é uma beleza, não é lixo, é sorte de ter mantido!


Aqui, eu literalmente preciso utilizar de gambiarra para resolver tudo. Computador que explode a fonte e derrete a placa de vídeo, fios de USB e uma das memórias RAM, há 2 anos, e eu tendo que fazer altas gambiarras, usando peças aleatórias que são muito abaixo do mínimo necessário pro PC ligar. E funcionando por minutos antes de desligar sozinho enquanto se digita em um Bloco de Notas do Windows, pra não gastar muita energia, por exemplo. Atualmente, meu celular é mais poderoso que o meu PC, e é um celular meia boca, porque os Top de Linha são caríssimos (admito, até os meia boca já são caríssimos, afinal, moro no Brasil).

Várias vezes, coisas que eu guardei acabaram salvando a minha vida. E várias vezes, coisas que eu não queria me desfazer, e minha mãe jogou fora ou doou sem eu querer que o fizesse, fizeram falta em momentos cruciais. Eu não guardo QUALQUER COISA, ou mesmo LIXO, mas sim, coisas que são de alguma importância para mim.

Seja um instrumento musical, um filme, um jogo, um troféu de karaokê, pra mim, estes itens tem valor sentimental, e traz grandes mágoas alguém falar que é tudo "lixo".

Nenhum comentário:

Play Asia

Porta Curtas - Curta do Mês

De onde as pessoas lêem o blog!

Desenho do Mês

░░░░░░░░░░░░░███▓░░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░██▒▒▒▒██░░░░░░░░░
░░░░░░░░░██▒▒▒▒▒▒▒▒█░░░░░░░░
░░░░░░░██▓▓▓▒▓▒▒▒▒▒█░░░░░░░░
░░░░░░█▓▓▓▓▓▓▒▓▒▒▒▒▒▓░░░░░░░
░░░░░█▓▓▓▓▓▓▓▓▒▓▒▒▒▒█░░░░░░░
░░░░░█▓▓▓▓▓▓▓▒▓▒▓▒▒▒███░░░░░
░░░░░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓░░░░█░░░░
░░░░░░▓▓███▓▓▓▓▓▓░░░░██░░░░░
░░░░░░█▓▓▓▓▓▓▓███▓▓██░░░░░░░
░░░░░░██████████░█▒██░░░░░░░
░░░░░░██████████▒█░█░░░░░░░░
░░░░░░░█████████▒█░░▒░░░░░░░
░░░░░░░▓███████▓▒░░█░░░░░░░░
░░░░░░░░▓████▓▒▒▒▒▒█░░░░░░░░
░░░░░▓████▓▓▓██▓▓█▓░░░░░░░░░
░░░▓█▒▒▒▒▒███▒▒██░░░░░░░░░░░
░░▓▒▓▒▒▒▒▒▒▒██▓█░█▓░░░░░░░░░
░░█▓▒▓▒▓▒▓▒██▓█▒░░░█░░░░░░░░
░█▓▓██▓▒▓▒█▓▓▓█▒░░█░█░░██▓░░
░███░░█▓▓▓█▓▓▓█▒▒█░░░██░░░█░
█░▓▓██████▒▒▒▒█▒█▒░░░█▒░░░█░

Publicidade