O Grupo Abril anunciou, nesta quinta-feira (18), a suspensão as atividades dos Canais Ideal e FIZ e o encerramento da Revista da Semana. Enquanto os Canais Abril ficarão indisponíveis a partir do dia 30 de junho, a revista deixará de ser publicada a partir do dia 25 deste mês.
Lançada em agosto de 2007, a Revista da Semana tinha como objetivo oferecer uma compilação dos assuntos mais importantes publicados na imprensa durante a semana, e foi encerrada, segundo Jairo Mendes Leal, presidente executivo da Editora Abril, por conta da crise econômica.
"Já sabíamos que não seria uma experiência fácil, porém acreditávamos que ele poderia se firmar, mesmo em face da alta competitividade dos meios digitais. Durante quase dois anos, a publicação foi conquistando seu espaço, mas com a crise econômica e consequente retração e incerteza do mercado, a continuidade do projeto foi inviabilizada", afirmou.
Já os canais foram suspensos, de acordo com nota divulgada pela Abril à imprensa, devido à "dificuldade em romper uma barreira praticamente intransponível que existe no Brasil para a distribuição de canais pagos".
No entanto, o comunicado não especifica qual seria a "barreira" intransponível responsável pelo encerramento dos dois canais, que eram transmitidos com exclusividade pela operadora de TV por assinatuta TVA, de propriedade do Grupo Abril.
A nota ressalta que o Grupo Abril "acredita que somente por meio de uma competição saudável, com foco no consumidor, é que se pode promover e estimular o surgimento e o fortalecimento de novos núcleos nacionais de produção audiovisual".
Por fim, o presidente executivo do Grupo Abril, Giancarlo Civita, salienta que o Grupo tem como objetivo levar conteúdo a todo o país, não importando em qual plataforma isso será feito. "Há quase 60 anos buscamos levar o melhor conteúdo a todo o Brasil, independentemente do meio de comunicação ou plataforma utilizada. É a nossa missão e vamos continuar a seguir esse objetivo", define Civita.
Procurado pela reportagem do Portal IMPRENSA, a assessoria do Grupo Abril declarou que o mesmo não irá se pronunciar além do que foi explicado na nota à imprensa".
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O Grupo Abril anunciou nesta quinta, 18, a suspensão, a partir de 30 de junho as atividades dos Canais Abril. A decisão, informa o grupo através de nota, foi motivada pela "dificuldade em romper uma barreira praticamente intransponível que existe no Brasil para a distribuição de canais pagos". O grupo tem dois canais: o Ideal (voltado ao mundo corporativo e de negócios) e o FIZ (que aconta com conteúdo gerado por usuários). A decisão não afeta a MTV Brasil, comercializada em algumas operações como canal por assinatura.
Procurada, a Abril não se manifestou além do comunicado. Este noticiário apurou, no entanto, que a decisão foi tomada na manhã desta quinta, e teria surpreendido mesmo os executivos dos canais. Mas os rumores de que eles poderiam sair do ar já vinham há alguns meses.
No final do mês de abril, André Mantovani, diretor de canais do grupo, afirmou a este noticiário que a Abril estava revendo suas estratégias em relação aos canais de TV por assinatura e que vinha estudando como adequar a programação de seus canais pagos à realidade de mercado. "Quando começamos, não achávamos que o mercado seria tão fechado", explicou, na ocasião, Mantovani. O executivo negou que houvesse qualquer diretriz no sentido de descontinuar os canais. Afirmou ainda que mantinha os planos de lançar novos canais em 2009, com custos adequados à possibilidade de distribuição. "A menos que haja alguma mudança por parte dos acionistas", disse o executivo.
Na época do lançamento dos canais, a Abril confiou que, trazendo produtos destinados a segmentos específicos e sem concorrentes diretos, não teria muita dificuldade em negociar a distribuição. Além do mais, havia a garantia de que a Telefônica distribuiria os canais em suas operações próprias e na TVA, recém adquirida. Mas a iniciativa sofreu um revés: o Ideal ganhou um concorrente dias antes de sua estréia, o Management TV, e com isso sua distribuição pela Sky ficou inviabilizada. Além disso, poucos operadores independentes compraram a proposta dos canais e a sua distribuição ficou restrita praticamente à TVA e Telefônica.
A Abril tentou condicionar a distribuição dos sinais da MTV Brasil à compra de seus outros canais pagos. A tentativa de levar os dois canais à base da Sky se frustrou e acabou culminando em uma disputa pública entre as duas empresas e à saída do sinal da MTV Brasil do line-up da operadora. Com a Net Brasil, a negociação também não rendeu frutos.
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A Editora Abril decidiu extinguir a Revista da Semana, lançada há quase dois anos. O título deixa de circular no dia 25 de junho.
A revista surgiu em agosto de 2007, com o objetivo de oferecer ao leitor uma compilação das notícias mais importantes publicadas na imprensa durante a semana.
“Já sabíamos que não seria uma experiência fácil, mas acreditávamos que ele poderia se firmar, mesmo em face da alta competitividade dos meios digitais. Com a crise econômica e consequente retração e incerteza do mercado, a continuidade do projeto foi inviabilizada”, diz o presidente-executivo da Abril, Jairo Mendes Leal.
A assessoria da empresa não informa o destino dos jornalistas que atuavam na publicação.
Canais - Em outro movimento, o Grupo Abril vai suspender, a partir de 30 de junho, as atividades dos Canais Abril, dos quais fazem parte o Ideal e o FIZ, lançados há dois anos com o propósito de levar conteúdo diferenciado em negócios e entretenimento.
Em comunicado, a Abril diz que a decisão foi motivada pela dificuldade em romper uma barreira “praticamente intransponível que existe no Brasil para a distribuição de canais pagos”.
Na nota, o grupo diz ainda acreditar que “somente por meio de uma competição saudável, com foco no consumidor, é que se pode promover e estimular o surgimento e o fortalecimento de novos núcleos nacionais de produção audiovisual”.
“Há quase 60 anos buscamos levar o melhor conteúdo a todo o Brasil, independentemente do meio de comunicação ou plataforma utilizada. É a nossa missão e vamos continuar a seguir esse objetivo”, afirma Giancarlo Civita, presidente-executivo do Grupo Abril.
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Bem, hora de comentar as notícias:
O Grupo Abril mostra a que veio, suas ações são voltadas ao mundo corporativo, e esta é uma TV que retrata muito deste mundo, que é baseado e movido a resultados, leia-se "lucros". Cultura, conhecimento, informação de qualidade, etc é um fator justificável, somente até um certo ponto, se não atingir os objetivos financeiros, passe-se a régua, não interessa a quem doer, isto inclui todos os que estão inseridos no projeto, até nossa opinião de telespectadores fica inválida, pois de nada adianta apreciarmos a programação se não podemos patrociná-la. Então fechar o canal se faz necessário, dane-se o resto, tudo o que se prega não se faz, em casa de ferreiro espeto é de pau. Mundo medíocre e hipócrita desta mídia que nos envolve, onde somente o retorno financeiro que determina quais TVs sobrevivem. E quais as programações que as mesmas apresentam, e muitos brasileiro são obrigados a ligar sua tv, e ver a programação que a grande maioria determina, não importa que seja uma maioria onde o conteúdo da massa cefálica seja questionável, importa somente que esta massa se mantenha manipulável, com cabresto firme, bocas que nunca opinem, mas que suas mãos sempre votem naqueles que garantem sempre a supremacia da elite, daqueles que estão no topo da pirâmide, onde imperam o poder, os jogos ilícitos, a corrupção, etc e os direitos e deveres, são desrespeitados pela inversão de valôres. Espero que todos os excelentes profissionais que fazem parte da IDEAL TV, equipe competente e fantástica, incluindo todos os apresentadores, consigam um lindo lugar ao sol, pois o Universo conspira a favor de quem tem IDEAL, que não se corrompe e vende seus sonhos por meros tostões. Tudo que acontece no mundo atual, faz parte de um processo de limpeza, mas que no final, vai emergir o que a humanidade tem de melhor, os que não conseguiram superar suas dificuldades, e que se mantiverem ligados no que tinham de mais degradante, ficarão infelizmente atolados no seu próprio lodo, pois se não caminhamos pelo bem, temos que caminhar pelo sofrimento, e nada melhor que o dever cumprido.
No final das contas, não fidelizaram os usuários, não tinham audiência nem publicidade e aí tentarar "apelar" para programetes cada vez mais comerciais, mais parecidos com a TV "tradicionalzona"... mas o problema já vinha de antes, e a falta de espaço de difusão foi só a gota d'água. Este é o desabafo de um usuário outrora orgulhoso, que acompanhou a contagem regressiva de abertura do canal (FizTV) e que agora, decepcionado, acompanhará a contagem regressiva de fechamento.
Era COMPLETAMENTE previsível isso acontecer. Mas, pior foi para os funcionários, que foram demitidos sumariamente. Será que a Abril vai realocá-los em seu outro canal (MTV) ?
Pois é... O FizTV foi uma Revolução, idéia na cabeça, câmera na mão, e eram vídeos feitos e enviados pelo público, que era pago quando seus trabalhos iam ao ar na televisão. Porém, foi uma revolução que não deu certo, aliás, que nunca aconteceu, pois para acontecer uma revolução precisamos de REVOLUCIONÁRIOS. Eu e outros usuários estivemos lá desde o começo, participamos ativamente, fomos parceiros, não só com vídeos mas também - e mais importante - com IDÉIAS. Mas o FizTV foi soberbo... éramos "pessoas comuns" tentando fazer arte, tentando fazer audiovisual... não era o que eles queriam. Eles se trancaram no próprio castelo de cartas. Fomos revolucionários... revolucionários do audiovisual... mas o pessoal de dentro do FizTV não era. Agora deu no que deu. Tanto potencial JOGADO FORA. Não souberam gerenciar o canal nem o site. No final das contas, não fidelizaram os usuários, não tinham audiência nem publicidade e aí tentarar "apelar" para propaganda e desistência.
Detalhe: Eu estou com um crédito a receber de R$170,83 no FizTV, e era pra ter recebido desde FEVEREIRO, e até hoje, só rolou problemas com o sistema financeiro do site deles. No final, ligaram em meu celular, e ainda assim, nada foi resolvido. Ok, muitos usuários receberam grana, mas, muitos outros não receberam até hoje. E sim, foi uma idéia boa, um site interessante, porém, ao invés de inovar para melhorar, resolveram desistir de algo promissor. E a MTV, que só piora a cada dia, eles mantém no AR, só pelo nome, afinal, a MTV é internacional, e é só o nome que resta na versão brasileira, pois, a qualdiade, se foi com a velha guarda da MTV.
Sinto falta da época do Thunderbird aprensetando Trash Movies, ou do Cazé apresentando Teleguiado MTV, dos antigos VJs que eram bons, inclusive, da atual política, antiga apresentadora, Soninha, da qual eu adorava assistir por ser talentosa como apresentadora. Da nova guarda, temos apenas Lobão, Cazé, João Gordo e Marcos Mion, e ainda assim, perderam grande parte da essência que tinham antes. Acho que destes, só o Lobão ainda tem uma boa essência, e continua sendo ele mesmo!
E essa MTV de hoje, eu hein... Cadê Speed Racer? Cadê BEAVIS & BUTTHEAD? Cadê South Park? Aliás, cadê a POGRAMAÇÃO BOA DE ANTIGAMENTE? Estou dando preferência á ver VH1 atualmente, pois tem uma programação melhor, quase uma MTV antiga daqui, porém, com coisas mais interessantes. Se eu trabalhasse como repórter/apresentador na MTV, com certeza eu seria revolucionário (os que me conehcem, sabem bem o que eu quero dizer com isso). Tudo poderia melhorar, mas, pelo que sei, os executivos de lá JAMAIS aceitariam idéias de alguém que só deu certo em WebTV, no Youtube e em eventos de anime. OK, já fui considerado polêmico demais, mas, ainda assim, me garanto quanto á idéias, cultura e inteligência. E sim, me recusei a fazer faculdade enquanto não estivesse podendo pagar por mim mesmo meus estudos. No final, sou alguém que só teve até o colegial finalizado, e já conquistei bem mais do que muitos formandos que fizeram 3 ou 4 faculdades.
Por quê consegui conquistar tanto nas áreas que eu curto? Porque eu tenho GANA, tenho PAIXÃO, tenho CORAGEM e tenho CONHECIMENTO, que são coisas que não se compram com DIPLOMAS ou DINHEIRO. Aprender, qualquer um pode aprender, ENTENDER só quem realmente prestou atenção e correu atrás.
Bom, espero que a Abril repense BEM no que está fazendo, e contrate gente COMPETENTE para voltar a crescer. E usar a crise como desculpa? A CRISE NÃO AFETOU O BRASIL, SE LIGUEM!
E tenho dito!
YATTA!
bye-Q!
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