quinta-feira, 31 de maio de 2012

Como ser jornalista com MTB!




OMG! Agora sim, algo retirado do Blog da Folha, quem tiver sonho de ser jornalista, leia... Apesar de precisar atualziar ainda algumas informações, é uma leitura que vale a pena!
===========================================
10/08/2010

Como tirar seu MTB

Vixe. Sou jornalista há 22 anos, formada há 15, e nunca fui tirar o meu! Agora que meu amigo Thiago Blumenthal (paciente editor do novo livro que escrevi com a Cris) contou o caminho das pedras tim-tim por tim-tim aqui pros leitores do blog, vou criar vergonha na cara e cuidar disso de uma vez por todas.

Acompanhem as orientações:

O MTB é o registro profissional de jornalista. É um número e um carimbo na sua carteira profissional que regulariza e oficializa a sua função.

Mas pra que ele serve?

Preciso tirar mesmo?

Quem vai exigir?

Bom, vamos por partes, iniciando pela última pergunta: alguns veículos (Globo, Record, por exemplo) exigem esse documento quando contratam um novo jornalista para suas equipes. Em algum momento, o RH dessas empresas vai pedir o seu MTB e aí não adianta fazer cara de quem nunca ouviu falar nisso. Sem MTB na carteira, nada de vaga, procure outro emprego. Não tem conversa.

Concursos públicos também exigem o registro, por isso, nunca se sabe o dia de amanhã: não custa tirar logo. 

O MTB não serve pra muita coisa de fato. Acaba sendo mais uma exigência do veículo que está te contratando do que uma obrigatoriedade legal. Muita gente passa a vida toda exercendo funções jornalísticas e não tira o registro. E esse jornalista não é nem mais nem menos que aquele que tem MTB. Mais ou menos como o diploma de uma universidade: algumas empresas exigem apenas o certificado de que você é formado e tem curso superior, mas outras (como cargos públicos) pedem o diploma da universidade cursada. Talvez você nunca vá precisar dele, mas não custa ter. 

O que muita gente se pergunta é: mas não sou formado em jornalismo, tem problema? Não. De acordo com a decisão de 17 de junho de 2009 do Superior Tribunal Federal (STF), não há mais obrigatoriedade de diploma de jornalista para exercer função na área. Portanto, se você é arquiteto, mas trabalha (ou deseja trabalhar) com jornalismo, pode tirar o seu registro de jornalista. Simples assim. Quem decide se você é (ou pode ser) um bom jornalista ou não é o veículo em que você trabalha, não o governo ou o sindicato nem nada assim. Justo. 

A diferença é que, se você não for formado em jornalismo, o seu registro ficará como "registro de jornalista", enquanto se você tem essa formação específica, aí será "registro de jornalista profissional". Para a empresa que está exigindo o MTB, dá na mesma. O que importa é ter o registro.

E o que fazer? Onde tirar?

Quem faz esse serviço é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) cuja Superintendência aqui em São Paulo fica na rua Martins Fontes, 109 (fica bem ali na parte pra baixo da Augusta, perto da Avanhadava, no centro / perto do metrô República). Em São Paulo, é só lá que faz (as gerências e agências regionais nos bairros não fazem esse trabalho). No site do MTE, tem a lista de todas as capitais brasileiras, com os endereços e telefones para informações. 

Você precisa ter os seguintes documentos à mão:

  • RG (original e uma cópia)
  • CPF (original e uma cópia)
  • Carteira de trabalho (original e cópia das páginas com número, série e qualificação civil)
  • Comprovante de endereço (original e cópia)
  • PIS (se você não tem aquele Cartão do Cidadão, basta informar o seu número do PIS)
  • Diploma (se for formado em Jornalismo)

Diga que foi tirar registro profissional e algum funcionário irá orientá-lo para qual seção (dos inúmeros corredores kafkianos da burocracia infinita) você deve se encaminhar. Terá que preencher dois formulários bem simples e pronto. 

Pronto? Mais ou menos. Eles vão te dar um protocolo para você voltar dali a tantos dias (ou meses). Não fica pronto na hora; em São Paulo costuma demorar dois meses por exemplo. É muito tempo e nem sempre a empresa que está te contratando pode esperar tanto assim. Por isso, leve também no dia alguma carta da empresa comprovando a exigência do registro para aquela vaga. Pode dar certo ou não. 

Caso precise mesmo voltar lá daqui um tempo, não se esqueça de levar não só o tal protocolo, mas também a carteira profissional de novo, que é onde eles vão carimbar ou etiquetar o número do seu MTB. Isso é muito importante: volte lá com o protocolo + carteira. 

O caso atual é o seguinte: o Ministério do Trabalho e Emprego está em greve há meses em mais de 20 Estados brasileiros. Isso indica que, mesmo quando eles voltarem ao trabalho, terão muitos trabalhos por fazer e o registro deve demorar ainda mais. Portanto, pode ser uma espera de muitos meses mesmo, talvez um ano ou mais.

E agora, você que está precisando do MTB com urgência? Era o meu caso. Mas não se desespere.

Para quem mora em São Paulo (cidade ou Estado): desde o dia 22 de julho, a Gerência Regional de Piracicaba está fazendo esse serviço. Fui lá hoje, tudo muito tranquilo, com um atendimento que nem parece de funcionarismo público. Em apenas 90 minutos eles tiraram o meu registro. Cheguei lá bem cedo, entreguei toda a papelada e, nessa espera de pouco mais de uma hora, fiquei passeando a pé pela cidade, tomei um lanche e ainda coloquei a leitura em dia na agradável pracinha que fica em frente ao bonito e antigo prédio da Gerência Regional. Valeu muito a pena. Como muita gente não sabe disso (e muita gente está bem desesperada pra tirar o registro), a dica é muito válida. O endereço deles é: rua Boa Morte, 1791 - centro de Piracicaba (o telefone deles é 19 3422-0013).

Pra quem vai de ônibus, tem que pegar pela viação Piracicabana no Terminal Tietê. Chegando na rodoviária lá de Piracicaba, fica umas cinco ruas atrás, bem perto. 

Boa sorte! :)

SITES QUE AJUDAM:
Notícia sobre registros feitos em Piracicaba: http://bit.ly/cBKRN7
Escrito por Ana Estela de Sousa Pinto às 18h33
========================================

E aí, o que acharam? É interessante ver que muita coisa mudou, e outras mutias coisas continuam a mesma coisa de sempre!

YATTA!

bye-Q!

 

sábado, 26 de maio de 2012

AnimABC 2012 e objetivos da semana



A coisa tá ficando boa!

Alguns acontecimentos bons, outros nem tanto, mas, ao que tudo indica, parece que logo muita coisa vai estar resolvida na minha vida!

Vejo que, ainda há muitas "ervas daninhas" que preciso cortar de minha vida... só preciso rastrear e descobrir todas as certas... Vamos ver no que vai dar! ^^

Recebi um e-mail do meu amigo, Ithamar, que, por um lado, me deixou emocionado, por outro, me reconehci na pele dele (exceto pelo fato dele ter leucemia), e vi que, com tudo que aconteceu, ele superou coisas que a maioria não conseguiria, ganhou forças que ninguém dava para ele... E eu continuo dando apoio á ele, mesmo nos piores momentos! (Afinal, se é meu AMIGO, eu me preocupo de verdade!).

Quanto á vida amorosa, deixo bem claro: ESTÁ TUDO PERFEITO! Briguinha aqui e ali, todo casal sempre vai ter, e a gente reconehce isso, e por isso a gente contorna as situações da melhor forma possível!

Hoje, novos filmes em mãos para minha coleção (uns que eu estava rezando pra conseguir há anos, e, foi um MILAGRE encontrar a esta altura do campeonato!)

Ainda fui participar ao vivo como co-âncora no programa "Hora 13", na AllTV. Agora, todos os sábados, ás 21h estarei aprticipando do programa, como "vítima" ou mesmo "anexado". Vale lembrar que o apresentador é cinéfilo e eu também! Dá altos papos! O legal é que este é o único programa da AllTV que tem liberdade total par apaalvrões, insinuações, etc. Espero que este portfolio extra seja bom pro meu currículo! ^^

Bom, hora de ir sonhar com minha amada... Sério, o novo corte dela, ela acertou MESMO... Ela está LINDA DEMAIS! Não digo isso por ela ser minha namorada, mas, NOSSA! Fiquei vidrado! Ela está maravilhosa! ^^

Bom, me vou indo.

YATTA!

bye-Q!

 

sábado, 12 de maio de 2012

Suástica - boa ou ruim?





Antes que digam qualquer coisa: EU NÃO SOU NAZISTA!




Gosto de estudar e pesquisar várias coisas, quando não são para obrigação, e sim, por gosto pessoal. Pesquisando bem a fundo, conheci muitas coisas diferentes, e até alteradas no que era ensinado em escolas e colégios, sobre a história do mundo. Conheci parte do lado humano e artístico de Hitler, fora da parte nazista e cruel, conheci filantropos que não sabia que eram filantropos, aprendi muito sobre muitas religiões diferentes, que a maioria acredita serem ruins, mas, não o são, dentre outras coisas.




Segundo, inclusive, o blog "No Mundo da Lú", o qual, após ler, eu continuei minhas pesquisas, e concluí que foi uma das melhores publicações sobre o assunto "suástica' que havia na internet.


Bom, taí a minha reclamação do dia. Já julgaram uma amiga minha por ela gostar de colecionar itens históricos relacionados á guerras, pelo teor histórico, só por ela ter sobrenome alemão, dentre outras situações. Espero ter conseguido passar a informação sem ser julgado!
YATTA!
bye-Q!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Yatta fazendo Standup





Quem me conhece, sabe que não sou fã de StandUp, até ABOMINO, mas, ás vezes, temos de aderir ao que dá dinheiro, para pagarmos nossas contas...

Amanhã (ou hoje, se já for quinta feira pra quem está lendo), estarei fazendo uma apresentação-relâmpago, participação especial no show de come´dia do grupo "Projeto Protocolo", lá em Pinheiros, perto da estação da linha amarela "Faria Lima".

Admito que, como faz tempo que não me apresento em palcos com piadas, estou num cagaço enorme hoje... E sem concentração alguma... E com medo... E sem idéias de quais coisas falar... Detalhe que serão apenas 4 minutos de palco, uhauhauhauha... Mas, já é muito, uahuahua

Bom, muito stress e pouco tempo pra relaxar, minhas costas estão cada vez mais curvadas,  meu corpo cada vez mais travado, e eu cada vez mais atolado de coisas pra fazer... E este frio não tá ajudando muito...Por mais que eu não sinta lá muito o frio, meus dedos ficam mais lentos, nisso, eu estou com certa dificudlade até pra escrever. Odeio não sentir direito as temperaturas X.x...

Meu corpo está cada dia mais estranho... Digo, internamente, sabe?

Ah, voltei a jogar Pokemon... Tipo, uns 3 minutos por dia... E baixei pro Acekard Gokaiger e uns novos jogos de Kamen Rider pro Nintendo DS... SÉRIO, MUITO FODA!  No jogo do Gokaiger, dá rpa usar todos os vermelhos, habilitando um a um, a cada fase que se vence... Já joguei com Change Dragon, com Red Flash, akared, dentre outros! Esse jogo tem muitos puzzles e aventurinhas divertidas! ALTAMENTE RECOMENDADO! Ah,e  tem animação 3D e vozes da série e do narrador, auhuhauha... Você sente que está assistindo á um episódio, jogando One Piece 3D num PS3, etc... Sério, bem diversificado!

Bom, vou indo dormir, pois tenhode  acordar cedo pra ir ao Macunaíma ás 9h, e depois, reunião com o Douglas Miyazato e o PC Marciano (grupo Os Perturbados) e depois STANDUP do grupo "Porjeto Protocolo"...

Vamos ver no que vai dar...

YATTA!

bye-Q!

 

Play Asia

Porta Curtas - Curta do Mês

De onde as pessoas lêem o blog!

Desenho do Mês

░░░░░░░░░░░░░███▓░░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░██▒▒▒▒██░░░░░░░░░
░░░░░░░░░██▒▒▒▒▒▒▒▒█░░░░░░░░
░░░░░░░██▓▓▓▒▓▒▒▒▒▒█░░░░░░░░
░░░░░░█▓▓▓▓▓▓▒▓▒▒▒▒▒▓░░░░░░░
░░░░░█▓▓▓▓▓▓▓▓▒▓▒▒▒▒█░░░░░░░
░░░░░█▓▓▓▓▓▓▓▒▓▒▓▒▒▒███░░░░░
░░░░░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓░░░░█░░░░
░░░░░░▓▓███▓▓▓▓▓▓░░░░██░░░░░
░░░░░░█▓▓▓▓▓▓▓███▓▓██░░░░░░░
░░░░░░██████████░█▒██░░░░░░░
░░░░░░██████████▒█░█░░░░░░░░
░░░░░░░█████████▒█░░▒░░░░░░░
░░░░░░░▓███████▓▒░░█░░░░░░░░
░░░░░░░░▓████▓▒▒▒▒▒█░░░░░░░░
░░░░░▓████▓▓▓██▓▓█▓░░░░░░░░░
░░░▓█▒▒▒▒▒███▒▒██░░░░░░░░░░░
░░▓▒▓▒▒▒▒▒▒▒██▓█░█▓░░░░░░░░░
░░█▓▒▓▒▓▒▓▒██▓█▒░░░█░░░░░░░░
░█▓▓██▓▒▓▒█▓▓▓█▒░░█░█░░██▓░░
░███░░█▓▓▓█▓▓▓█▒▒█░░░██░░░█░
█░▓▓██████▒▒▒▒█▒█▒░░░█▒░░░█░

Publicidade